Thursday 12 December 2013

Pets, Farm Animals and Wild Animals

Com os 1º e 2º anos, habitualmente apenas leciono os "pets".

1. Uma forma divertida de ensiná-los é esconder os cartões pela sala e pedir aos alunos que os procurem. Ao encontrá-los, e já sentados, vamos dizendo os seus nomes e colando os cartões no quadro.

2. Em seguida, podemos associar sons aos animais até para perceberem que os sons em Inglês são diferentes dos sons em Português.

3. Uma terceira atividade para que fixem o vocabulário consiste numa adaptação do jogo "Hot Potatoes". Fazemos uma roda, sentados no chão e colocamos os os cartões um por um dentro da roda. Há medida que colocamos um cartão, dizemos o seu nome e passamos a bola ao aluno ao nosso lado. Esse aluno tem de dizer o nome do animal e passar a bola ao colega ao lado. O processo repete-se até que a bola chegue ao último aluno. Este processo faz-se com todos os "pets".

Com os 3º e 4º anos, introduzo "farm animals" e "wild animals".

1. Normalmente, e porque já têm um conhecimento mais alargado, vou perguntando aos alunos que animal é o que tenho na mão. Por exemplo, tenho um "horse" na mão e pergunto se é um "pig". Neste caso, os alunos devem responder "No. It's a horse". Depois, coloca-se o cartão no quadro e escreve-se o respetivo nome.

2. Uma outra atividade que os meus alunos destes anos já exigem é escrever o vocabulário num caderno que construímos propositadamente para esse efeito. Diz-me a experiência que os resultados são positivos pois associam grafismos a imagens e a sons com facilidade. E é uma tarefa contemplada nas orientações programáticas.

3. Quando já conhecem todos os animais, podemos jogar a um jogo de equipas. Os alunos são divididos em três ou quatro equipas. A cada grupo é dado um conjunto de cartões de entre "farm" e "wild" animals. A acda grupo é também atribuída uma mesa que está dividida em duas partes. Uma parte tem um cartão indicando "farm animals" e outra indicando "wild animals". Os alunos devem colocar os cartões que têm no lugar correto o mais depressa possível. Ganha o grupo que colocar corretamente todos os cartões no campo certo em menos tempo. Pode jogar-se as vezes que se quiser.

4. Como projeto para este tema, podemos construir um placar em forma de selva ou de quinta. Os alunos desenham e pintam os animais em cartão de cereais ou mesmo em papel e depois colam no placar e escrevem o nome. Pode atribuir-se por sorteio ou não um animal específico a cada aluno.

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.