Friday 8 November 2013

Inglês no 1º Ciclo - O Início de Tudo

Quando muitos professores se veem a braços com a atividade de enriquecimento curricular Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, sentem-se desamparados e sem saber por onde começar.

Sem sustos nem pânicos!

O Ministério da Educação oferece-nos dois textos bastante importantes onde nos podemos apoiar: as orientações programáticas para os 1º e 2º anos e para os 3º e 4º anos. Poderão obtê-los em http://www.dge.mec.pt/aec/index.php?s=directorio&pid=18. São de fácil leitura.

Ambos os documentos apresentam as finalidades do ensino do Inglês no 1º ciclo. 

Para os primeiros anos ressalva-se a educação para a comunicação como a grande finalidade do ensino do Inglês por forma a facilitar a aprendizagem da língua no 2º ciclo. 

A metodologia apresentada no documento sugere a realização de atividades lúdicas como o jogo, o drama, histórias, canções e trabalhos de expressão plástica. Estas atividades permitirão desenvolver o 2º e o 3º aspetos da metodologia apresentada, nomeadamente o desenvolvimento da compreensão e expressão orais e o desenvolvimento global da criança através de atividades interdisciplinares como é o caso dos trabalhos de expressão plástica. Sugere-nos, ainda, este documento que organizemos as unidades em blocos mensais por forma a a englobar diferentes áreas de aprendizagem, indo ao encontro das necessidades e interesses dos alunos (as últimas páginas do documento sugerem uma grelha de planificação). As aprendizagens devem culminar num trabalho de projeto que evidencie aquilo que o aluno foi realizando ao longo da unidade.

As orientações programáticas para os 1º e 2º anos também referem as rotinas como aspeto fundamental da atividade. Neste caso, devem abordar-se em todas as aulas o tópico Weather e sempre que possível os tópicos Birthdays e Holidays or Festivals. O documento também sugere os tópicos a abordar ao longo do ano.

Por último, o documento apresenta a avaliação como aspeto importante da atividade: deve-se registar o progresso do aluno como forma de valorização do seu esforço e de saber quais as atividades que os alunos mais gostam de realizar. O documento sugere uma grelha de observação. Deve, ainda, haver espaço para a auto e heteroavaliações, dando oportunidade ao aluno para refletir sobre as próprias aprendizagens e atitudes. 

Estes mesmos princípios são enunciados nas orientações programáticas para os 3º e 4º anos, focando em larga escala a importância da oralidade (compreensão e produção) e a a escrita de pequenos enunciados orais sempre que pertinente.

O documento propõe uma exploração de 12 temas de uma forma mais organizada do que no documento referente aos primeiros anos do primeiro ciclo. É uma excelente base para a elaboração das nossas planificações anuais, trimestrais e mensais.

Quanto à avaliação, o documento também enfatiza a observação como meio privilegiado de avaliação, apresentando um modelo de grelha de observação. A este aspeto adiciona a realização de registos individuais do progresso dos alunos e a compilação de aprendizagens significativas num portefólio. Em relação à autoavaliação, o documento apresenta dois documentos-tipo que podem ser adaptados à realidade de cada turma.

Por fim, o documento apresenta-nos uma bibliografia de referência a obras que nos auxiliam a dar os primeiros, segundos e terceiros passos no ensino de Inglês no 1º ciclo. Oferece-nos, ainda, uma lista descritiva de atividades lúdicas que podemos aplicar em aula.

Depois de lidos, é hora de passar ao trabalho.

Deixo-vos exemplos de planificações para os 4 anos. Podem ser alteradas, simplificadas... São meros exemplos para vos ajudar a trabalhar que elaborei a partir da minha experiência nas AEC e a partir das orientações programáticas.

Planificação de 1º anohttps://docs.google.com/document/d/15FSCcQtUHMNbE6HULh1dLkT99iDLyjKZg0qVDr0yZKk/edit?usp=sharing

Planificação de 2º ano
https://docs.google.com/document/d/1fpJIOeQM_XYcx_0QmAeWG-XMhakMtMzDmVluFfoqq3U/edit?usp=sharing

Planificação de 3º ano
https://docs.google.com/document/d/1lKTmsZ_tQt7K04NDLDlKa-kNB7SZckp4zx6oTX3A4DY/edit?usp=sharing

Planificação de 4º ano
https://docs.google.com/document/d/1hkl7EvWhAjGNpQ3652yOblpVIU_pcJMdzAX56URvons/edit?usp=sharing

No comments:

Post a Comment

Note: only a member of this blog may post a comment.